segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ferramentas do Google e as Redes Sociais

O que o aluno poderá aprender com essa aula

Nesta aula, o aluno poderá aprender diversas coisas, dentre elas:

  • Ampliar a sua criatividade através da escrita em blogs
  • Apreender a ser auto suficiente, procurando por si mesmo fontes para seus próprios textos
  • Aprender ainda mais sobre o mundo da Internet e dos computadores
  • Aprender a usar diversas ferramentas que podem auxiliar muito na sua vida escolar e até mesmo diária
Duração das atividades

2 aulas de 1 hora e 40 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para entenderem completamente essa aula os alunos precisarão ter:
  • Domínio na utilização do computador
  • Familiarização com a internet, não sendo necessário um domínio elevado
  • Boa capacidade de escrita e interpretação
Estratégias e recursos da aula

Aula 1: dua aulas de 50 minutos cada(1 hora e 40 minutos)

Professor, inicie a aula exibindo um site na internet. Site: http://www.interponta.com.br/~tutorial/suporte/comosuriguainternet.htm [Acessado em 03/05/2010]

Fale um pouco sobre a história da internet, usando como guia o site que foi mostrado anteriormente. Depois disso mostre como a busca do google pode ser usada para facilmente encontrar esse site. Para isso basta digitar "história da internet" no campo de busca. Procure pelo resultado, ele deve ser o segundo encontrado pelo google.

Agora que os alunos já se familiarizaram mais com o google e a história da internet, mostra a eles mais uma ferramenta muito utilizada do google, o youtube. Explique a eles o que pode ser feito através do youtube, que eles podem criar seus próprios vídeos, publicá-los na internet e até mesmo ver os vídeos de milhares de pessoas do mundo inteiro.

Apresente mais algumas ferramentas do google, como o google docs que pode ser usado para a criação de trabalhos escolares, google scholar que pode ser usado para pesquisas escolares e o google maps que pode ser usado para encontrar locais ao redor do mundo.

Passe o resto da aula mostrando alguns vídeos interessantes para os alunos. Sugestões:

História do Computador em minutos[Acessado em 03/05/2010]

História da Internet[Acessado em 03/05/2010]

Aula 2: duas aulas de 50 minutos cada(1 hora e 40 minutos)

Professor, inicie a aula perguntando aos alunos se eles usam muito o orkut, facebook, twitter ou qualquer outra rede social. Pergunte se eles sabem o que é uma rede social. Explique o que é uma rede social utilizando este vídeo como material didático:

Redes sociais em linguagem simples[Acessado em 03/05/2010]

Explique aos alunos o que é um blog, um tipo de rede social. Use este vídeo como referência:
O que é um blog?[Acessado em 03/05/2010]

Apresente aos alunos uma ferramenta do google de redes sociais muito utilizada onde eles podem criar seus próprios blogs, o blogger(www.blogger.com). Ensine aos alunos como criar seus próprios blogs e peça a eles para escreverem um post no blog falando sobre o que eles aprenderam nessas duas aulas.

Recursos complementares

Utilize mais vídeos e imagens para enriquecer as aulas, tornando-as mais dinâmicas e atrativas aos alunos.

Avaliação

Professor,

Avalie a compreensão dos alunos no decorrer das aulas, verificando se estes não possuem dificuldades para assimilar o conteúdo. Avalie também o post que eles farão na segunda aula, observando se o texto está de acordo com o conteúdo da aula e se utiliza recursos suficientes para expressar as idéias deles.





Um comentário:

  1. Muito bom, você já poderiam colcoar no plano uma postagem que os alunos criarem. Gostei muito da aula com o recurso de vídeo.

    ResponderExcluir