segunda-feira, 24 de maio de 2010

Planejamento de uma aula com Objetos de aprendizagem

O que o aluno poderá aprender com essa aula

Nesta aula, o aluno poderá aprender diversas coisas, dentre elas:
  • Refletir sobre a importância do bom uso da pontuação
  • Empregar corretamente o plural dos substantivos compostos que se ligam por hífen.
  • Aumentar a compreensão na leitura de textos
  • Aumentar seu vocabulário
Duração das atividades

2 aulas de 40 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para entenderem completamente essa aula os alunos precisarão ter:
  • Para desenvolver satisfatoriamente a atividade, o aluno deverá ter um conhecimento prévio sobre o conteúdo apresentado.
  • O professor anteriormente deve desenvolver o conteúdo em sala de aula sobre uso correto das vírgulas e o plural das palavras.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1: 40 minutos

Inicialmente o professor mostrará o vídeo abaixo, sobre a mudança de sentido das frases pelo uso da vírgula:



Depois dos vídeos discuta com os alunos sobre a importância do uso das vírgulas e quais as consequências do mal uso delas por exemplo nos jornais, revistas ou em exemplos dos cotidianos dos alunos.

Para finalizar a aula mostre para os alunos o jogo Por uma Vírgula onde eles poderão mudar as histórias contadas pelo uso da vírgula.

Aula 2: 40 minutos

Na segunda aula, será visada no reconhecimento, por parte dos alunos, das normas gramaticais necessárias para a formação adequada do plural dos substantivos compostos que se ligam por hífen, bem como a sua utilização na linguagem corrente.

A atividade será feita em dupla e utilizando o objeto de aprendizagem Língua Solta. É importante deixar os alunos livres para fazerem a atividade, mas que sejam orientados pelo professor para que anotem possíveis dúvidas ou comentários referentes à atividade desenvolvida.

Recursos complementares

Utilize mais vídeos e imagens para enriquecer as aulas, tornando-as mais dinâmicas e atrativas aos alunos.

Avaliação

Professor,

Avalie baseando-se no desempenho dos alunos durante a atividade e observe se os mesmos atingiram os objetivos propostos. Essa avaliação também poderá ser feita ao retornar à sala de aula através da realização de outras atividades, tais como: exposição e discussão sobre as possíveis dúvidas dos alunos e debates a partir das informações e dados obtidos com o objeto ou fora dele, a fim de aprofundar a temática.





Um comentário:

  1. Gente, o primeiro vídeo é muito bom, mas o segundo não dá para escutar direito.

    ResponderExcluir